REBLOGANDO...

REBLOGANDO...
Postagens Interessantes do Blog Matemágicas e Números

QUEM PROCURA ACHA

QUEM PROCURA ACHA
Informações, Notícias e Atualidades

MATEMÁGICAS

 
O que é
 Trata-se de "truques matemáticos" (operações de cálculo mental, resultados forçados, etc.) onde o "matemágico", através de (pequenas) informações fornecidas pelas pessoas participantes nessas apresentações, advindas das operações matemáticas orientadas por ele, realiza um cálculo mental ou não, para acertar os resultados e/ou valores envolvidos nos cálculos realizados pelo público(sem os ter visto, é claro!).
Para criar "matemágicas" é nescessário que o "matemágico" seja capaz de: realizar cálculos mentais simples com as quatro operações fundamentais, ter conhecimento e domínio (mesmo simples) de álgebra, critérios de divisibilidade, múltiplos de 9 e regras da contagem para o sistema métrico decimal. Logo mais, estarei aqui nesta página explicando matematicamente como é possível cada uma das matemágicas que irei apresentar para vocês! Por exemplo: vamos começar pela "matemágica # 001"... a qual poderá ser realizada até por um público mesmo numeroso, onde cada um deverá fazer sem a ajuda de mais ninguém (não vale colar), as operações (corretamente) segundo as instruções passadas pelo "matemágico" que, ao final deverá anunciar os resultados obtidos por cada um dos participantes. Você duvida que eu seja capaz de "advinhar" o resultado do seu cálculo realizado agora, aí na sua casa? Então... vamos fazer o teste de São Tomé!!!!!
 Matemágica # 001 ==> Escreva um número de três algarismos (uma centena) de sorte que a diferença entre os algarismos das extremidades (o maior menos o menor) seja maior ou igual a 2. meu exemplo: 378, onde 8-3=5. Diferença é maior que 2. Ok! Feito isso (claro que a sua centena é outra) inverta os algarismos das extremidades obtendo outra centena, o que no meu exemplo dá 873. Em seguida encontre a diferença entre essas centenas ( a maior menos a menor, certo?), o que no meu caso, obteria... 873 - 378 = 495. Muito bem! Agora, como já fez anteriormente, tome essa nova centena (diferença) e obtenha outra centena pela inversão dos digitos das suas extremidades e finalmente, encontre a soma delas como no meu exemplo o que eu faria... 495 + 594. Somou? Então, por favor vá para a página desse blog, intitulada "números" e veja a minha resposta em "RESPOSTAS:" matemágica # 001. Acertei? Gostou dessa "matemágica"? Sabe explicá-la matematicamente? Então, brevemente postarei outras irmãs dela. Muito obrigado!

 

Matemágica # 002 ==> Como adivinhar a data de nascimento de uma pessoa

 
Peça a alguém que escreva secretamente, o número correspondente ao dia e mês de seu nascimento. Tomando o meu, como exemplo: 11 de agosto (oitavo mês) então, o número será: 118.
Mande agora que a pessoa dobre esse número ( que você naturalmente não conhece) e some 5. Meu exemplo: 118 X 2 + 5 = 236 + 5 = 241. Feito o que, mande multiplicar por 50 o resultado obtido. Eu faria: 241 X 50 = 12050. Em seguida, a esse resultado, mande somar o número formado pelos dois últimos algarismos do ano em que a pessoa nasceu. Eu realizaria: 12050 + 46 = 12096. Pergunte qual o número obtido. Subtraia, então, você... do número enunciado 250 e o resto representará: O primeiro ou os dois primeiros algarismos, o dia do nascimento, o seguinte ou seguintes, o mês e os dois últimos algarismos denunciam o ano do nascimento. Continuando com o meu exemplo: eu diria o resultado: 12096! Aí o matemágico faria:
12096 – 250 = 11846. Bingo!!!!! 11/08/46.
A sua data de nascimento é: 11 de agosto de 1946!!!!!

 
Matemágica # 003 ==>Qual o algarismo riscado?
Peça à pessoa que escreva um número qualquer e que escreva outro número composto dos mesmos algarismos, colocados, é bem de ver, em outra disposição e em seguida subtraia o menor desses números do maior. Por exemplo: 5621185 e com esses mesmos algarismos colocados em outras posições, podemos formar... 8261551 entre outros. Agora fazemos a subtração: 8261551 – 5621185 = 2640366.
peça então, que a pessoa risque um dos algarismos, à vontade, do número obtido depois de feita a subtração... só não poderá riscar o 0 (zero) ou o 9. Então no meu caso, do número 2640366 eu riscaria... um 6 (o primeiro da esquerda para a direita, por exemplo) e o meu número ficaria agora assim... 240366.
Mande, então, que a pessoa, faça a soma dos valores absolutos dos algarismos que ficaram e lhe diga qual foi o total encontrado. Eu faria: 2 + 4 + 0 + 3 + 6 + 6 = 21.
O algarismo que foi riscado, você descobrirá assim: ele será igual ao número necessário para, somado ao número que a pessoa disser, formar o mais próximo múltiplo de 9. Voltando ao meu exemplo, como a soma deu 21, então o mate mágico descobriria que eu riscara o algarismo 6, pois este se for somado ao 21 dará 27, o próximo múltiplo de 9.

 
Matemágica # 004 ==> SOMA MÁGICA!
Acredito que alguém, já esteja exclamando: “lá vém ela! A tal da soma com cinco parcelas e quatro colunas... muito manjada”! Aí, eu respondo: “errou”! Eu também pensava que só podia ser sempre dessa maneira, mas, como sou curioso de nascença, então estudei esta mate mágica e descobri que: ela poderá ser expandida, tanto pela quantidade de algarismos nas parcelas quanto pelo número de parcelas.
Diga a uma pessoa que você é capaz de dar o total de uma soma de várias parcelas, assim que essa pessoa disser o valor da primeira.
Caso ela queira fazer a brincadeira:
1º) você pergunta quantas parcelas ela quer colocar na soma.
2º) então, você diz que irá colocar a quantidade de parcelas dela menos uma.
3º) pergunte quantos algarismos variados, cada parcela terá.
4º) mande ela escrever a primeira parcela dessa soma.
5º) deixando espaço para que sejam lançadas as demais parcelas, você escreverá o total que vai ser... igual ao valor da parcela escrita menos a quantidade de parcelas que o mate mágico lançará nela. E em seguida, acrescentando à frente dessa diferença escreverá o valor do subtraendo usado.
6º) depois você pede que a pessoa escreva a segunda parcela exatamente abaixo da primeira.
7º) você então, escreverá a sua, abaixo dessa, observando que: para cada dígito da parcela acima... você escreve um dígito embaixo dele e de sorte que a soma deles seja igual a 9.
8º) e assim, de forma alternada: primeiro a pessoa e o mate mágico depois, continua-se com as demais parcelas até o final, quandoentão, verificamos a comprovação do pré-acerto do total que você o matemágico tinha escrito. Vamos exemplificar passo a passo os procedimentos:

 
1º) Você pergunta: “quantas parcelas terá a soma”? Digamos que a pessoa diga: 6!
2º) você então, diz: eu colocarei 5 parcelas (6-1).
3º) pergunte você então... quantos dígitos conterá cada parcela? Ela poderá dizer, por exemplo: 8!
4º) peça para a pessoa escrever a 1ª dessas parcelas. Suponha que ela escreveu: 53941172.
5º) Aí você, no espaço calculado e previsto para ser posto o total, você lançará... 53941172 – 5 = 53941167 tendo à frente o 5 que é a quantidade de parcelas que você escreverá depois, então o total será 553941167.
6º) peça agora que a pessoa escreva a 2ª parcela abaixo da 1ª contendo a mesma quantidade de dígitos dessa. Vamos supor que ela escreveu: 64329416.
7º) você então escreveria embaixo dela o número: 35670583 justa mente para que: cada dígito escrito na parcela da pessoa, quando somado com o correspondente dígito na mesma ordem na parcela escrita por você, a soma dos dois seja igual a 9. E agora vamos montar o esquema completo... e aí temos:

 
 

2009 ·Matemágicas by TNB